O fim de uma era

Depois de 23 anos no poder, Ricardo Teixeira renuncia à presidência da CBF

Por Afonso Verner – @AfonsoVerner

Edição: Rodrigo de Souza – @guinhosouza

Tido por alguns como intocável e por outros como o ‘todo poderoso’, Ricardo Teixeira deixou o cargo de presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. O próprio Focas EC já publicou um texto que analisava a situação de corrupção da CBF  e a Revista Piauí fez um perfil emblemático do “mafioso da bola”.

A ingrata tarefa de ler a carta de demissão de Teixeira ficou par ao sucessor, José Maria Marin.

O que pode animar algumas pessoas não passa de mera ilusão. A saída de Teixeira não significa muito para os moldes do Futebol Brasileiro, afinal, o problema não é ‘pessoal’, mas sim estrutural. Seu sucessor, José Maria Marin, é aquele flagrado ‘surrupiando’ medalhas na Final da Copa São Paulo de Futebol Junior 2012. Mas o que realmente preocupa é a declaração dada por Marin, de que pretende dar “continuidade ao trabalho de Teixeira”. Isso sim deveria nos deixar de cabelo em pé.A situação de Ricardo Teixeira começou a piorar quando Dilma Rousseff (PT) sucedeu Lula na Presidência da República. Sem o auxílio do antigo aliado, favores e ajudinhas ficaram mais complicadas e o cenário ficou ainda pior para Teixeira. Durante os 23 anos no poder, o presidente colecionou amigos, inimigos e muitos desafetos, além de CPIs e várias denúncias de corrupção divulgadas nacional e internacionalmente. Os últimos resultados do ‘todo poderoso’ no comando da CBF não foram satisfatórios. Desclassificada precocemente das últimas duas Copas do Mundo, a Seleção Brasileira não encontrou um padrão de jogo e nem algo que se aproxime disso. O último título de Teixeira foi o Campeonato Mundial Sub-20, em 2011, na Colômbia.

Saudações aos colegas da Revista Placar, que em 1989 ‘cantaram a pedra’ e deram o tom do que seria a era de Ricardo Teixeira à frente da CBF.

Foto: Robson Fernandes/Agência Estado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: