Superliga… B??

Posted on

Por Lucas Matos – @LMionzinho

Superliga B

Logo e Mascote da Superliga de Volei série B

Sem estrelas e sem dinheiro, mas com muita garra várias equipes lutam pela glória dentro das quadras na segunda divisão da superliga de vôlei. A competição classifica o campeão para a elite do voleibol brasileiro e está em sua primeira edição, acontecendo paralelamente à divisão principal. Ao contrario da série A, a competição não possui ainda uma edição feminina. A liga surge como incentivo às equipes menores que jogam somente o campeonato municipal ou estadual e visa aumentar a profissionalização e a popularidade do esporte no Brasil.

Oito equipes de todo o Brasil brigam pelo titulo que garante vaga na primeira divisão, da competição. As equipes estão divididas em dois grupos, sendo o Grupo A formado por Funvic/Midia Fone (SP), Morro da Fumaça (SC), Sport Club Recife (PE) e Universidade Federal do Ceará (UFC)/Ceará (CE) e o Grupo B formado por Santo André (SP), Climed/Atibaia (SP), Apav/Canoas (RS) e Clube do Remo (PA).

A competição ocorre em sistema de grand prix na primeira fase, de grupos, sendo então por pontos corridos onde vitorias por 3×0 e 3×1 contabilizam três pontos, vitorias por 3×2 valem dois pontos e derrotas por 2×3 geram um ponto. Outro ponto a se destacar na primeira fase da competição é que uma equipe sediara todos os jogos da rodada, jogando então uma rodada em casa e três fora. A cada rodada todos jogam contra todos de seu respectivo grupo, totalizando três jogos por rodada para cada equipe.

Sport Recife é um dos clubes que integra a Superliga B

Os dois melhores colocados de cada grupo vão para a as semifinais e enfrentam-se em sistema de play-off melhor de três, onde o mais bem colocado na fase de grupos manda dois jogos em casa (podendo ser esses o primeiro e o terceiro, ou o segundo e o terceiro). Os dois vencedores passam para a final em jogo único e o campeão recebe a vaga para a elite da liga.

Atualmente o campeonato se encontra na fase de grupos, terceira rodada para o grupo A e segunda para o grupo B. O grupo A é liderado com ampla vantagem pela equipe Funvic/Midia Fone, seguida pelo Sport Recife.  O Grupo B traz a briga entre Apav/Canoas e Santo André pela liderança, separadas por dois pontos as duas equipes tem grande vantagem sobre as outras do grupo.

Apav Canoas x Santo André

Jogo emocionante entre Apav Canoas e Santo André

Os jogos da Superliga B são transmitidos para televisão por canais esportivos de assinatura. Mais informações como tabelas, classificações e horarios de transmissão estão disponíveis na página oficial da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).

imagens:
www.cbv.com.br
www.mundodastribos.com

About lcarvon

Estudante de jornalismo da UEPG, musico, fã de esportes e blogueiro (????)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: