Ataque contra defesa

Posted on

Por Eder Traskini – @EderTraskini

Se de um lado temos um jogo de ataque contra defesa, Patriots e Ravens, do outro lado temos o mesmo cenário. O San  Francisco 49ers recebe o New York Giants, que eliminou o atual campeão Green Bay Packers. Os niners conseguiram uma classificação antológica diante do New Orleans Saints, num jogo que ficou marcado como um dos melhores da história da NFL.

Frank Gore é a esperança ofensiva dos Niners

O San Francisco 49ers tem uma das melhores defesas da competição e prova disso é rating de turnovers (saldo entre o número de vezes que você perde a bola e o número de vezes que você recupera a bola por meio de fumble ou interceptação, pra quem não sabe). O número é assustador: +28 na temporada regular e +4 em apenas um jogo na pós-temporada. Não à toa o time conta com a melhor defesa contra o jogo corrido cedendo apenas uma média de 77 jardas por partida. Em números totais tem a quarta melhor defesa da liga. Aldon Smith, com 14 sacks, e Dashon Goldson e Carlos Rodgers, com seis interceptações cada, ocupam a quinta colocação da NFL nos respectivos fundamentos.

San Francisco é um time que protege muito bem a bola e sabe como roubá-la melhor do que ninguém. O ataque, porém, deixa a desejar: apenas o 26º. Alex Smith, QB titular, não é dos mais confiáveis, lançando apenas 17 touchdowns na temporada, mas contando com 5 interceptações, número bastante baixo. O ataque terrestre encabeçado por Frank Gore, que passou das mil jardas na temporada, vai melhor. Ocupa a 8ª posição na liga e é a rota de fuga do time penta-campeão do superbowl.

Você que acompanha NFL conhece quem é Peyton Manning, e sabe que ele tem um irmão, Eli. O QB dos Giants parece que pegou emprestado o talento do irmão mais velho – já que Peyton está machucado e não jogou essa temporada – e guardou toda a surpresa para os últimos jogos da temporada regular e o playoffs. Eli Manning vem jogando muito. Lançou para 4933 jardas na temporada regular (4º melhor marca, fazendo com que o Giants tenha o 5º melhor ataque aéreo), mais que Aaron Rodgers por exemplo. Muito dessa crescente se deve ao Wide Receiver Victor Cruz, que tem tido recepções fantásticas e inacreditáveis nos últimos jogos, chegando a 1536 jardas de recepção – 3º WR com mais jardas, além de Cruz, Hakeem Nicks também passou das mil jardas. Somado com um jogo corrido que, apesar de ser o pior da NFL durante a temporada regular, vem tendo ótimas atuações com Brandon Jacobs e Ahmad Bradshaw, e decidindo jogos.

Eli bateu recorde de TDs no 4º período - recorde antes pertencia ao irmão Peyton

Se a defesa também não vinha jogando bem, 27ª na regular season, se acertou junto com o time. No primeiro jogo do playoffs não cedeu nenhum ponto ao Atlanta Falcons enquanto esteve em campo – o Falcons anotou apenas 2, com um safety, quando o ataque de nova york estava em campo. E segurou o poderoso ataque do Packers liderado por Aaron Rodgers, forçando 3 fumbles, interceptando por uma vez, e deixando Rodgers estendido no gramado por outra. Jason Pierre-Paul lidera a defesa sendo o 4º melhor em sacks com 16,5.

Uma vez mais teremos um embate de ataque contra defesa. A fase dos dois times é fantástica. O NY Giants cresceu demais no fim da temporada e manteve o ritmo nos playoffs, vem voando pra cima do San Fracisco 49ers que vai adorar interceptar e correr para touchdown depois de uma classificação épica pra cima do Saints. Meu palpite vai para o San Francisco e seu rating defensivo de +28.

Foto: howigit.com e footballbable.com

About Eder Traskini

Faço jornalismo na UEPG, como Mc'Donalds, tomo Coca-Cola, uso Nike e leio Veja. E não sou a favor do PT. Santista e amante de esportes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: