Somente o necessário

Santos ‘joga’ por 25 minutos, faz sua parte diante Kashiwa Reysol e garante vaga na final

Por Rodrigo de Souza – @guinhosouza

Antes de mais nada, dois avisos:

1- O Focas Esporte Clube voltou, pra desespero da nação;

2- Esta pessoa que vos escreve repudia o ato da Globo de transmitir Santos x Kashiwa Reysol só para o estado de São Paulo.

Neymar comemora apito final e vaga para a decisão

O Santos está na final do Mundial Interclubes. Confesso que era esperado, poucos acreditavam que o elenco do Santos ‘mazembaria’ frente ao campeão da J-League, Kashiwa Reysol. Um jogo teoricamente fácil, em que o time japonês deu os famosos 15 minutos de sufoco e só.

E quando digo ‘só’ é porque é preciso ficar claro que existiu jogo somente até os 25 minutos do primeiro tempo. Após isso o Santos nem pensava mais no Kashiwa. Todo e qualquer pensamento da equipe já estava no time Catalão (que estará na final também, com toda certeza). Após os 25 minutos o Kashiwa dominou um pouco mais o jogo, não há como discordar. Mas lógico! Só os japoneses estavam em campo!

Quem me acompanha no twitter (@guinhosouza, segue lá que é nóis!) viu que, durante a partida, eu estava dizendo o tempo todo que o Santos só jogaria quando precisasse. E depois do segundo gol, não precisou mais. Mesmo com o gol japonês, aos nove minutos do segundo tempo, o Santos não se sentiu pressionado em nenhum momento (falando do placar, não do jogo em si). E como dito, o Santos joga quando precisa: fez o terceiro gol e matou qualquer chance de eliminação precoce.

Sejamos sinceros: alguém acha mesmo que o Santos jogaria do mesmo jeito que jogou após os 25 minutos se estivesse empatando ou perdendo o jogo? Ou, que seja, até mesmo ganhando o jogo por um gol só? É óbvio que não!

Foi absurdo o que teve de jornalista dizendo que, caso jogasse como jogou hoje, o Santos não venceria o Barcelona. Amigos jornalistas, vocês acham mesmo que o Santos vai entrar para um jogo contra o Kashiwa Reysol do mesmo jeito que entraria (ou entrará, no caso) contra o Barcelona? Por favor, sejamos menos hipócritas.

Se o jogo é contra o Barcelona, dificilmente o Santos jogaria dessa maneira. E principalmente depois dos 25 minutos! Seria completamente outro jogo, acordem! O jogo de hoje não é parâmetro para jogo nenhum, a não ser que se use apenas os primeiros 25 minutos como referência. O resto não valeu para nada.

Então, a partir desse ponto, analiso algumas questões que ainda precisam melhorar no Santos:

– Ficou nítido que um esquema com os volantes um pouco mais recuados para cobrir os zagueiros não dá certo. Motivo: o Santos perde a saída de jogo, enfraquecendo o meio-campo (que, aliás, hoje não existiu – nem nos 25 primeiros minutos);

– Realmente o time perde muito com o Elano de titular, apesar do ‘menino-Ego’ (quem entendeu compartilha! rs) ser especialista em faltas, podendo decidir o título.

– O Durval precisa ficar mais atento na lateral esquerda. Várias bolas cruzadas dali trouxeram muito perigo ao gol do Santos. E isso porque jogamos com o Kashiwa! Se for pra não defender ali, que deixe o Léo com a camisa titular: pelo menos assim temos um fortalecimento maior no ataque, já que ele sobe mais.

Acho que sobre o jogo é isso. Só quero deixar algumas ressalvas em relação à mídia sobre a partida. É ridícula a atitude da Rede Globo de Televisão em não transmitir o jogo para todo o Brasil. Não quero perder meu tempo falando disso, então coloco uma declaração do santista Amilcar Corrêa Junior (@acorreajr): “É inadmissível que uma emissora com concessão pública preste tamanho desserviço ao povo brasileiro e transmita “Mais Você” ao invés da semifinal. Interesse público deverá estar a frente de qualquer interesse comercial. E a Rede Globo é uma concessão pública… portanto é do povo (ou deveria ser)”, afirmou.

No mais é isso, amigos! Nos vemos na final. E que venha o Barcelona!

Seja qual for a sua sorte.

Imagem: globoesporte

About Rodrigo de Souza

Imparcialidade não é aqui, chefe.

3 responses »

  1. Créditos do fotógrafo?

    Responder
  2. Rodrigo de Souza

    Obrigado pela ajuda com créditos. Passou despercebido!

    Responder
  3. Falou e disse mlki😉

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: