O Guerreiro da Vila

Posted on

Leonardo Lourenço Bastos, o Léo, 35 anos, natural de Campos (RJ), começou sua carreira no Americano-RJ, teve passagem pelo União São João e pelo Palmeiras, onde não chegou a disputar nenhuma partida, antes de desembarcar na sua casa, como ele próprio define, o Santos FC. Léo já soma 375 jogos, 22 gols e cinco títulos com a camisa alvinegra, sendo assim o recordista de títulos da era pós-Pelé.

Líder de duas gerações de Meninos da Vila, Léo é idolatrado pela torcida santista pela raça demonstrada dentro de campo. O lateral chegou a Vila Belmiro sob forte desconfiança, já que teve passagens discretas pelos clubes que havia defendido anteriormente, em 2000 e foi aos poucos ganhando a confiança e a titularidade do time. Esteve no time campeão brasileiro de 2002, marcando o gol que sacramentou o título e sendo um dos mais experientes do elenco, mesmo com seus 27 anos à época, vice-campeão da Copa Libertadores em 2003 e novamente campeão brasileiro em 2004, quando foi eleito pela revista Placar, o melhor lateral esquerdo do campeonato. Prêmio este que o lateral é colecionador: venceu em 2001, 2003 e 2004.

Em 2005 acertou sua ida para o Benfica (POR) onde ficou até 2008. No time português Léo foi titular e, apesar de não conquistar títulos expressivos com o time, venceu por três vezes o prêmio de melhor lateral esquerdo do país: 05/06, 06/07 e 07/08; Tem o carinho da torcida e é considerado um dos melhores laterais esquerdos da história do clube.Também nesse período chegou a ser convocado à seleção brasileira em sete oportunidades, fazendo parte do elenco que conquistou a Copa das Confederações de 2005.

Em 2009 acertou sua volta ao peixe, justamente no ano que nascia a terceira geração de Meninos da Vila, com Neymar e Ganso. Porém, com seguidas contusões, o lateral não conseguia cravar uma sequencia de jogos, tanto que entrou em campo apenas seis vezes durante o Paulista daquele ano, no qual o peixe foi vice campeão, e fechou o ano com 30 partidas. Em 2010 a fase não melhorou e sua longevidade no mundo da bola foi colocada em cheque, talvez amenizada apenas pelos títulos conquistados no ano: foram 12 partidas pelo Paulista, cinco na Copa do Brasil e 18 no Brasileiro.

Porém 2011 vem sendo um ano de redenção. O lateral disputou 15 dos 23 jogos do Paulistão, onde o peixe se sagrou bicampeão. Ficou de fora de apenas um jogo na Copa Libertadores, disputando 11 jogos até aqui, chegando a 26 jogos disputados, contra 35 no ano passado inteiro. Mais que apenas jogar, Léo, é um guerreiro em campo. No auge dos seus 35 anos, o lateral corre feito um Menino da Vila em campo, se doa ao time, apóia e volta na marcação mais do que qualquer outro.

Sua identificação com o clube, e do clube com ele, é tanta que o lateral já disse que não para antes do centenário santista, em 2012. A identificação com a torcida também é tão grande que por dois anos consecutivos o lateral foi eleito, em votação na internet, para vestir a camisa 98 e 99 (em 2010 e 2011 respectivamente) para homenagear o aniversário do clube, em contagem regressiva para o centenário. Nas votações o lateral venceu nomes mais badalados como Neymar, Elano, Ganso, Robinho e Fábio Costa.

Léo é o torcedor dentro de campo. Sinônimo de raça, de coração na ponta da chuteira, sem papas na língua principalmente quando a pergunta é agressiva contra o nome do Santos FC. Exatamente por esse comportamento se tornou um dos maiores ídolos recentes da história do clube e não para por ai, Léo, que é sócio contribuinte do peixe, já deu declarações expressando seu desejo de continuar trabalhando no clube de Vila Belmiro depois que pendurar as chuteiras.

– Seria legal uma função em que eu tivesse um contato direto com os jogadores, levar as necessidades à diretoria. Agora, tenho uma história bonita no Santos. Quem sabe, daqui a alguns anos, eu não possa assumir a presidência?

Por Eder Traskini – @EderTraskini

Fotos: esporte.ig.com.br / uol.com.br / globesporte.com

About Eder Traskini

Faço jornalismo na UEPG, como Mc'Donalds, tomo Coca-Cola, uso Nike e leio Veja. E não sou a favor do PT. Santista e amante de esportes.

One response »

  1. Leooo o guerreiro eterno da vila..

    CORAÇÃO DE LEÃO !!!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: