49 anos depois…

Posted on

1962

Montevidéu, ano de 1962, dez equipes participavam do torneio continental, e apenas o Santos representava o Brasil, e naquela edição, bateu o Cerro Porteno do Paraguai por 9×1, uma marca histórica. O Peñarol dispunha de uma fortíssima equipe, que acabara de ser campeã da Libertadores em 1961. Então iniciava-se a primeira das três partidas que iriam decidir a Copa Libertadores, e os confrontantes eram o iniciante Santos e o poderoso Peñarol. Lá no Uruguai, o travesso time santista – sem Pelé, que estava machucado – bateu o Peñarol por 2×1. Euforia para o segundo jogo.

No Brasil, um jogo tumultuado, polêmico. O alvinegro perdia por 3×2, e o árbitro decidiu terminar a partida apenas quando Pagão empatou. Só que para confusão geral, o árbitro deu como encerrada na súmula quando o jogo estava 3×2 para o Peñarol, levando a decisão para um terceiro jogo, que viria a ser disputado na Argentina, mais precisamente em Buenos Aires.

Na Argentina não teve contestação. Coutinho fez o primeiro e Pelé os outros dois, arrasando o time uruguaio, finalizando a partida em 3×0. A máquina santista conquistava a América, para depois bater o Benfica e virar campeão Mundial Interclubes.

Time sensação de 1962, o Santos humilha o Cerro por 9x1, e depois bate o Peñarol na final

Esse título do Santos despertou o gosto do brasileiro pela Libertadores. Foi o Alvinegro o primeiro time do Brasil a ganhar a competição, e mais tarde, a conquistar o mundo.

2011

Ambas equipes mais uma vez estão na final da Copa Libertadores da América, podendo repetir 1962, ou ver a equipe uruguaia se redimir. O Santos passou pelo Cerro Porteño de maneira tranquila. Já o Peñarol em um confronto duro com o Vélez Sarsfiel-ARG, assegurou sua vaga na finalíssima.

O primeiro jogo da decisão será no Uruguai no dia 15/07, já que o Santos teve melhor campanha e decidirá o título com seu mando, que está marcado para o dia 22/07. Há uma grande expectativa para essa decisão, já que o campeão poderá enfrentar o Barcelona no Mundial.

Por Amauri Barbosa -@amauriganso

Foto: acervosantista.com.br

About amauriganso

Acadêmico do 2º ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná, pedestre, eleitor, paulista e são-paulino de coração.

One response »

  1. Santos: sendo roubado desde 1912 rs

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: