Chegou a hora

Posted on

1771 dias após a ultima final de campeonato nacional, o Vasco da Gama volta à disputa de um título nacional. Desde sua derrota para o Flamengo em 2006 (obrigado, Valdir Papel), o Clube da Colina não chegava perto de um titulo importante. Apesar disso, a equipe cruzmaltina disputou 3 das ultimas 4 semifinais da Copa do Brasil. Se em 2008 foi surpreendido pelo Sport e em 2009 foi eliminado pelo Corinthians de Ronaldo após dois empates, dessa vez o Vasco conseguiu a passagem após eliminar, com certa tranqüilidade no segundo jogo, o Avaí, uma das surpresas da competição.

Se no começo do milênio o torcedor vascaíno cantava na geral do Maracanã ou nas arquibancadas de São Januário “Estou cansado de gritar é campeão”, a situação se inverteu nesses últimos anos. A seca de titulos na Colina atordoa torcedores mais velhos e deixa os mais novos com um medo de ter que esperar ainda mais para ver o Vasco de novo no lugar mais alto de uma competição.

Falo como torcedor, e provavelmente em nome da torcida vascaína, hoje os mais de 10 milhões de vascaínos estarão com o olho grudado no gramado de São Januário, com o coração explodindo enquanto torce para que os 11 gladiadores do Ricardo Gomes levem o time de volta às glórias.

Éder Luis e Ramón são os desfalques vascaínos para este primeiro jogo de final. Provavelmente, Bernardo e Marcio Careca serão os substitutos. O time perde em velocidade, com ambos, mas ganha em qualidade de passe e finalização (com Bernardo) e na defesa pelas alas (com Márcio Careca).

O que podemos esperar de um time que está 18 jogos invictos, mas tem séries de empates que quase o eliminou da Copa do Brasil e o fez perder o Carioca? Não sabemos. Hoje o  Vasco é muito mais forte fora de casa do que dentro, algo raro na história cruzmaltina. Ricardo Gomes pegou um time caído, com o trágico início de ano do PC Gusmão, e levou o time a melhor campanha da Taça Rio e a final da Copa do Brasil.

Fernando Prass, Dedé, Anderson Martins, Rômulo e Eduardo Costa formam um dos melhores sistemas defensivos do Brasil. O Goleiro ficou inúmeros jogos sem buscar a bola na meta e suas defesas o caracterizam como a “Muralha da Colina”. A dupla de zaga foi escolhida a melhor do Carioca, e não existe um comentarista que explique porque Mano Menezes não convoca Dedé, para a sorte dos vascaínos.

Felipe, Diego Souza, Alecsandro e Bernardo (outrora Eder ) são jogadores de currículo (tirando o jovem Bernardo, que “apenas” já foi estrela de uma Copa Sp de Juniores), e que podem decidir o jogo em um lance. Felipe hoje joga um futebol que, caso fosse 4 anos mais novo, estaria facilmente entre os cotados pela seleção. Seleção que é a motivação de Diego Souza. Um título agora pode colocar o meia vascaíno de volta ao patamar de craque, que andou perdendo nesses últimos anos.

Esqueçam os conflitos políticos, internos ou tudo que prejudica São Januário, falta pouco para a torcida vascaína descobrir se ainda estamos na maré Euriquista ou se abriremos uma nova década onde o Vasco sempre mereceu estar, no topo.

Participação especial de Jean Marcel (torcedor vascaíno) – @Jeanmf

Fotos: esporte.ig.com.br / paixaovascao.com.br / divulgação

About Eder Traskini

Faço jornalismo na UEPG, como Mc'Donalds, tomo Coca-Cola, uso Nike e leio Veja. E não sou a favor do PT. Santista e amante de esportes.

One response »

  1. Jhonatan Rodrigues da Luz

    Quero lembrar de Michael Phelps, grande atleta da história natação, ele venceu um chinês por milésimos de segundo, que também quebrou o record mundial anterior… alguem aqui sabe o nome daqule grande nadador chinês? Da mesma, digo queo Vasco em toda a sua história sempre teve um grande time, digno de aplausos e honrarias. SEMPRE VICE DO MEU MENGÃO. 😀 [Pazentretorcidas]

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: