O jogo do ano (e de Messi)

A final da Champions League pode ser considerada por muitos (me incluo nessa) o jogo do ano. E não foi diferente do esperado: o duelo entre Manchester United e Barcelona foi digno dos melhores times europeus dos últimos anos.

Antes do ínicio da partida, muita festa dos dois lados. Londres fervia e a expectativa era enorme. Cerimônia foi de um país que sediará as Olimpíadas de 2012, com homenagem a Charles Chaplin, som da banda The Clash – London Calling, mosaicos perfeitos e o famoso hino do campeonato. Logo em seguida, a taça foi trazida pela guarda real britânica e os times entraram em campo para a grande batalha.

Algo curioso poderia ser notado: a torcida do Barcelona estava em maioria no estádio de Wembley. O Público de aproximadamente 88 mil pessoas.

Os times entraram em campo com:

MANCHESTER UNITED: Van der Sar, Fábio (Nani), Vidic, Ferdinand e Evra; Valencia, Carrick (Scholes), Giggs e Park; Wayne Rooney e Chicarito Hernández.
Técnico: Alex Ferguson.

BARCELONA: Valdés, Daniel Alves (Puyol), Piqué, Mascherano e Abidal; Busquets, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro (Affelay) e David Villa (Keita).
Técnico: Josep Guardiola

A partida

O começo do jogo foi bem truncado, as equipes se estudavam muito, no entanto a equipe de Manchester jogava melhor e marcava muito bem, porém sem muita objetividade. Aos oito minutos, a primeira oportunidade apareceu: após lançamento de Van der Sar, Rooney quase chega, mas Valdez tira.

O Manchester cansou e caiu na partida. O Barcelona, aproveitando-se disso, voltou a mostrar seu bom futebol, de grande toque de bola. Pedro, Messi e Villa quase abriram o placar aos 15, 17, 19 minutos (respectivamente). Van der Sar, em sua ultima partida, salvava a equipe. Chicarito se mostrava ineficaz no ataque e sempre estava impedido.

Aos 36 minutos, Pedro, em lindo passe de Xavi, abriu o Placar. Dessa maneira ficava cada vez mais claro que o jogo seria da equipe Catalã. No entanto a estrela de Rooney apareceu: após uma cobrança de lateral errada de Abidal ele roubou a bola e, após tabelar com Giggs, empatou o jogo, fazendo explodir a torcida dos Reds.

Antes do término da primeira etapa, Messi ainda teve outra chance aos 43 minutos, mas não alcançou o passe de Villa. Aos 45 minutos, Viktor Kassai apitou o término do primeiro tempo.

Segundo tempo começou com pressão do Barça e, aos oito minutos, Lionel Messi, em um belo chute de fora da área, desempatou o placar e comemorou muito. Detalhes: esse foi o 53º gol de Messi na temporada em 53 jogos e o primeiro gol do Argentino em solo inglês.

Messi comemora o segundo gol do Barcelona no jogo, o 12º do argentino na Liga dos Campeões

A equipe do Manchester estava perdida em campo: Valencia nervoso, Park não marcando e os laterais não apoiando. Apenas Rooney estava correndo em busca de alguma jogada. Assim o time espanhol tomou conta do jogo e, aos 25 minutos, Villa marcou um golaço, o segundo em 14 jogos.

Só uma catástrofe tiraria o título da equipe azul e grená e, como os ingleses gostam de tudo como planejado, o jogo caminhou para o encerramento sem nada de muito emocionante.

Puyol entrou aos 87 minutos no lugar de Daniel Alves para erguer o troféu de campeão, mas isso não aconteceu, em um ato de extrema gentileza o capitão deixou Abidal ter a honra (o jogador no dia 13 de Março operou um tumor no fígado).

Esse foi o 4º título europeu do Barcelona, provando cada vez mais que esse pode ser o maior time de todos os tempos do futebol mundial. E nós, amantes dele, só temos a agradecer.

Equipe comemora o quarto título da Liga dos Campeões da Europa

Por Edgar Ribas – @Edgar1Ribas

Fotos: uol.com.br

About Rodrigo de Souza

Imparcialidade não é aqui, chefe.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: