O eterno camisa 8

Posted on

Um jogador de chamar atenção. Com pontaria precisa e passes inteligentes, Carlos Adriano de Souza Vieira, mais conhecido como Adriano “Gabiru”, foi um dos jogadores mais injustiçados no futebol brasileiro e merece nossa lembrança.

Gabiru começou no CSA de Maceió e foi comprado pelo Atlético Paranaense após verem uma fita de vídeo do jogador. Ao chegar a Curitiba, em 1998, o jogador despertou curiosidade por ser magro e franzino em meio a uma das categorias de base que mais preza pela altura e força dos jogadores.

O técnico Abel Braga só percebeu o potencial do garoto durante um coletivo. Faltando um jogador para completar o time, o antigo técnico viu Gabiru correndo em volta do campo e o chamou. O resultado foi inesperado. Ele surpreendeu tanto que no outro jogo já havia se tornado titular.

Gabiru no jogo que deu o título de Campeão Brasileiro de 2001 para o Atlético Paranaense

A partir daí, começou a alçar vôo. Ajudou o Furacão a ganhar um Campeonato Paranaense, que não vinha fazia oito anos. Em 2001 foi peça chave para o primeiro Campeonato Brasileiro conquistado pelo Clube Atlético Paranaense. Apesar de em parte do campeonato Gabiru jogar na reserva, na reta final ele assumiu a vaga de Souza e, ao lado de Kléberson, montou o meio de campo dos sonhos do torcedor atleticano.

O saldo da passagem de Gabiru no Rubronegro paranaense foi de quatro campeonatos paranaenses e um Campeonato Brasileiro. Em 2000 foi emprestado para o Olympique de Marseille, que comprou 50% do passe do jogador, ajudando o clube financeiramente.

Em 2006 o jogador foi vendido para o Internacional, contratado para compor o elenco durante a Copa Libertadores da América. Após algumas partidas o jogador começou a ser vaiado sempre que entrava em campo.

Adriano Gabiru e Abel Braga: uma dupla de sucesso

Foi quando o Colorado chegou a uma final do Mundial Interclubes FIFA. O Inter tinha pela frente o Barcelona. O time Catalão vinha com Ronaldinho Gaúcho e Deco.

Durante o jogo a equipe brasileira se trancou para tentar fazer o gol em um contra-ataque. O jogo estava zero a zero quando a aproximadamente 30 minutos do segundo tempo o capitão Fernandão teve que sair lesionado. Abel Braga então chamou seu velho conhecido Adriano Gabiru para entrar em campo. O torcedor colorado, no filme “Como o Inter conquistou o mundo”, afirma que quando viu que o substituto do capitão do time era Adriano Gabiru, pensava: “o Abel está louco!”.

Mal sabia ele quem faria o gol da vitória do Colorado. Um grande técnico como Abel não se enganaria tão fácil. Conhecia o poder de decisão de Gabiru. E após uma incrível jogada de Iarley, Gabiru apareceu para completar para o gol (ver vídeo do gol aqui).

Hoje, Gabiru joga no Corinthians Paranaense. O que é lamentável para um jogador de tamanha qualidade. Gabiru não é reconhecido como merecia ser dentre os colorados. Infelizmente isso acontece, mas no Clube Atlético Paranaense ele sempre será nosso eterno camisa 8.

Por André Packer –  @Packer_andre

Fotos: ig.com.br e site oficial do Internacional

About André Packer

“Se a bola soubesse o encanto que tem, não passaria a vida rolando de pé em pé.” Armando Nogueira

2 responses »

  1. como faz falta jogadores assim, para Atlético hoje em dia😡

    Responder
  2. Muito bom, André. A torcida do Internacional peca em não vangloriar o autor do seu maior título. Podemos ver como um jogador pode ir do céu ao inferno, saindo do Atlético ou Inter, times de expressão, e indo para o Corinthians do Paraná. Podemos notar que a mídia não deu valor nenhum ao Gabiru, mas exaltou muito mais o passe do Iarley (que de fato foi categórico). Jogadores como o Adriano Gabiru são os que mais existem, porém muitas das vezes são injustiçados e são esquecidos os seus feitos.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: