Sacanagem Mano!

Posted on

Mano convocou 28 jogadores para as partidas contra Romênia, no dia 7 de junho, e Holanda, no dia 3 de julho. A segunda partida será a despedida do melhor jogador que eu, e provavelmente a maioria dos fãs de futebol da minha geração, já vimos jogar: Ronaldo.

O Fenômeno deixou gravado em nossas memórias suas incríveis arrancadas. Sua recuperação pós-lesões. Sua titularidade na Seleção Brasileira aos 17 anos. Seus dois gols na copa de 2002 garantindo o Pentacampeonato. Dentre outros vários feitos do “Ronaldinho”, o menino do Paris Saint- Germain e do Cruzeiro.

Voltando a convocação, Mano não tem a qualidade dos jogadores que Felipão teve em 2002 e que Parreira teve em 2006. Mas apesar disso, acho que o atual técnico canarinho não tem trazido o melhor para nossa Seleção.

Particularmente, nunca fui fã do técnico Mano Menezes. Depois da convocação da Seleção Brasileira, do dia 19 de maio, me tornei menos fã.

No gol acho que o brasileiro pode se tranqüilizar. Estamos bem servidos com Júlio César, Jefferson, Victor e Fábio. Todos podem revezar a posição de arqueiro sem comprometer a qualidade. Talvez fosse interessante trocar um deles por um garoto que possa jogar as Olimpíadas, como Neto (Ex-Furacão, atualmente na Fiorentina), Renan (Avaí) e Rafael (Santos).

Entre os zagueiros tenho uma única certeza. Essa certeza se chama Thiago Silva. Já os outros três convocados são mais complicados. Lúcio já tem uma idade avançada para o futebol, apesar de jogar um bolão. David Luiz não passa muita segurança, tanto que no último Manchester e Chelsea, foi substituído por Alex que jogou melhor do que o garoto. Luizão simplesmente não convence. Acredito que fosse à hora de dar uma chance para Dedé (Vasco) e Rhodolfo (São Paulo).

Nas laterais continuamos com o mesmo problema desde a saída de Roberto Carlos, a lateral esquerda. Na direita, Daniel Alves e Maicon dão conta do recado já na esquerda quem deveria ser chamado não foi. André Santos pode ser bom jogador, mas não para a Seleção. Essa vaga é do Marcelo (Real Madrid) e a reserva é de Adriano, que foi o outro convocado.

Com os volantes o problema é sério. Uma das maiores injustiças do futebol continua acontecendo. O meia-atacante Anderson foi convocado para jogar como volante. É simplesmente lamentável ver um jogador diferenciado que dava show jogando no Grêmio indo para uma posição onde ele não joga bem. E os problemas não param por ai. Os outros volantes apresentam sérios problemas. Lucas Leiva é o único com plenas condições de ser titular da Seleção. Os outros apresentam sérios problemas para assumir a titularidade. Enquanto isso Hernanes e Casemiro que vem apresentando um ótimo futebol não são convocados.

Para os meias “só” tem um problema, a camisa 10. A camisa já vestida por Zico, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Pelé e vários outros não tem dono. A esperança é Paulo Henrique Ganso que está lesionado e não apresenta o seu futebol verdadeiro há algum tempo. Para completar o meio de campo ao lado de um bom camisa 10 os nomes de Elano, Elias, Lucas e Jadson não são ruins.

No ataque temos quase o mesmo problema que no meio de campo, mas nesse caso, a falta é de um camisa 9 que não existe desde Ronaldo. Alexandre Pato não é, nunca foi e nunca será centroavante! Fred apesar de saber fazer gol não tem condições de jogar na Seleção. Já Leandro Damião é a esperança de uma promessa que pode dar certo. Esse sim é centroavante de verdade. Como segundo atacante acho que estamos bem servidos com Neymar, Nilmar e Robinho. Talvez uma chance para o brasileiro Hulk seria interessante nesse caso.

Provavelmente, esse será o início do fim da história de Mano Menezes na Seleção Brasileira. Espero estar errado e que queime minha língua, mas na teoria, o time de Mano é fraco.

Mano Menezes não agradou.

Por: André Packer – @Packer_andre

Fotos: http://www.terra.com.br

About André Packer

“Se a bola soubesse o encanto que tem, não passaria a vida rolando de pé em pé.” Armando Nogueira

2 responses »

  1. Muito bom o texto André. Mas discordo quando você diz que o time ‘teoricamente’ é fraco. No futebol mundial, talvez só a Espanha tenha uma seleção superior no quesito individualidade. O time é bom, mas tem sido ‘não tão bem convocado.’ Concordo quando cita Hernanes, Hulk e Marcelo… esses sim tem vaga.

    Responder
  2. Belo texto, entro no blog sempre que possível… mas devo descordar de alguns pontos. A zaga é a melhor possível hoje para a seleção, não vi o Dedé do Vasco e nem o Rhodolfo do São Paulo jogarem futebol pra serem convocado, são bons zagueiros e só. Volantes concordo com você, o Hernanes tem vaga nessa seleção fácil,eu não escalaria ele como volante e sim como um terceiro homem de meio campo, mas outro que vem arrebentando nos últimos anos e merecia uma chance é o Willians do Flamengo. Já pra 10 da seleção é o que temos, sempre na esperança de ver o Ganço mas enquanto isso não ocorre vale apena testar outras peças, não vejo o Lucas do São Paulo como um “10” , alguem responsável pra armar as jogadas da seleção, pra ele entrar no time a seleção teria que jogar no 4-3-3 com ele e o Neymar como “pontas” e um centroavante fixo, que hoje pra mim seria o Pato. Apesar de acha lo um ótimo jogador , penso que o Fred não dá mais pra seleção. Já o Thiago Neves atingiu seu objetivo ao voltar para o Brasil que era voltar a seleção, pra mim hoje ele é o reserva do Ganço. Essa é a minha opinião, parabéns pelo blog, que me foi apresentado pelo amigo Amauri…

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: