Soem as cornetas: o Santos está na semifinal

Posted on

Ninguém é bom em tudo. Nem Neymar. A fraqueza do craque santista ficou evidente na quarta-feira, no Pacaembu, durante o empate por 1×1, contra o Once Caldas pelas quartas-de-final da Copa Santander Libertadores, que classificou o time santista: cobrança de pênalti.

Todas as chances do time da baixada passaram pelos pés de Neymar: criando, nos passes para Zé Eduardo perder os gols, ou no gol, em um belo chute de média distância, ou no pênalti perdido, sofrido também por ele. Nada parava o garoto, que mesmo não estando no seu dia mais iluminado, deu muito trabalho para a retaguarda colombiana.

Muricy cumprimenta Neymar, autor do único gol santista no jogo

Para os que dizem que Muricy é retranqueiro deixo um número: em finalizações, 20×6 para o Santos, sendo apenas três das seis finalizações adversárias no gol. O Santos atacou o jogo todo, tanto que foi premiado com o pênalti no final da partida. Para certos jornalistas que ficam por aí se doendo e sendo parciais ao comentar sobre Muricy: pelo menos ontem não foi o caso e não tem nenhum fundamento essa crítica, mas isso é assunto pra outro texto, citando nomes.

Crônica “Direto das Arquibancadas”:

O caminho de carro até o Pacaembu é maior do que imaginava, logo que entrei vi sacos de “cornetinhas” sendo distribuídas para a torcida pressionar quando o Once estivesse com a bola, pensei: “O Pacaembu vai ficar pequeno pro Once, vai virar um alçapão tal qual a Vila”. Mera ilusão. Mais tarde descobriria que não precisavam ser distribuídas cornetas por dois motivos: 1. O povão não usa; 2. De corneta, o tobogã estava cheio.

Quando consegui me espremer ali no tobogã faltavam dez minutos para o início da partida. E que lugar ruim de assistir jogo aquel. Não pelo lugar em si, mas pelo “povão” que pareciam ter engolido as cornetinhas distribuídas no começo do jogo e ficaram cornetando o jogo todo. Até começavam a acompanhar alguns gritos da Jovem em certos momentos, mas morria rapidamente alem de sair totalmente descoordenado.

O jogo começou com o Santos a mil e Neymar já resolveu a parada, festa nas arquibancadas, o gol aconteceu ali pertinho do tobogã. A torcida toda pensou que ia ser fácil. Mas mesmo assim, em estado de graça com o time, os cornetas ainda apareciam. Era o Santos inverter uma bola ou tocar de lado que já tinha gente xingando, e não tinha quem fosse poupado dos cornetas, até os nomes de Neymar, Arouca e Léo estavam no meio das ofensas. Nessa hora a única vontade que eu tinha era de estar na arquibancada amarela junto da Jovem.

Se estavam xingando quando o time estava ganhando imagina quando tomou o empate. Foi um baque, mas a reação no momento do gol foi positiva o tobogã inteiro entoou o canto de “Santos” junto com a Jovem. Mas foi só no momento. Mesmo quando Neymar driblava dois e tocava pro meio da área era sonoro as ofensas pra cima dele… Até dele. Aliás, às vezes não se conseguia ouvir os cantos dali do tobogã – talvez por tantos xingamentos – e uma coisa ficou clara: o Santos é muito mais forte na Vila Belmiro, a pressão do Pacaembu não é nem 1% da pressão da Vila, nem com as “cornetinhas”.

O jogo se resumiu a agonia e nervosismo, não só com o resultado mas com as pessoas que estavam naquele setor. Quando Neymar fez grande jogada e achou um pênalti perdeu o pênalti então, foi insuportável. Parecia que ele não era ninguém e não tinha significado nenhum para o Santos. O apito final foi de alivio duplo. O peixe está nas semis e rumo ao tri, com “cornetinhas e cornetões”.

Por Eder Traskini – @EderTraskini

Fotos: globoesporte.com

About Eder Traskini

Faço jornalismo na UEPG, como Mc'Donalds, tomo Coca-Cola, uso Nike e leio Veja. E não sou a favor do PT. Santista e amante de esportes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: