Vanguarda rubro-negra

Posted on

Uma idéia que atravessou o Atlântico e veio parar em Curitiba. Para ser mais preciso, no Estádio Joaquim Américo. Os mosaicos são painéis que, quando erguidos ao mesmo tempo, formam um desenho para enfeitar o estádio.

O projeto foi idealizado em 2005 por um grupo de torcedores rubro-negros em um fórum de discussão do Atlético, o http://www.furacao.com.

Aproximadamente 10 torcedores tiveram a idéia de trazer os mosaicos europeus para a Arena. O grupo “Mosaico Furacão” não pertence a nenhuma torcida organizada, não possui nenhum fim lucrativo e trabalha em parceria com a diretoria atleticana. Até hoje já aconteceram 16 mosaicos na Arena da Baixada.

A estréia dos mosaicos no Brasil aconteceu no dia 20 de agosto de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.  A partida aconteceu entre Atlético e São Paulo, e o eterno freguês perdeu de 4 a 2 para o rubro-negro.

O primeiro mosaico atleticano. Fonte: mosaicofuracao.blogspot.com

A 6º edição do mosaico aconteceu no dia 25 de outubro de 2006. A imagem formada foi a maior bandeira do Brasil num estádio de futebol. O objetivo foi homenagear o único clube brasileiro na Sul-Americana de 2006.

A maior bandeira do Brasil em um estádio de futebol. Fonte: mosaicofuracao.blogspot.com

No quarto dia do mês de abril de 2007 foi realizado o oitavo mosaico atleticano. O Furacão jogava contra o Vitória pela Copa do Brasil e precisava vencer de 3 a 0 para se classificar. O resultado do jogo? É só ver no mosaico.

O mosaico que acertou o resultado do jogo. Fonte: mosaicofuracao.blogspot.com

No dia 7 de março de 2010 aconteceu o 13º mosaico atleticano. O empate em 1 a 1 não contagiou o torcedor rubro-negro. Porém nas arquibancadas o recado foi passado, dizendo quem é a maior torcida do Paraná.

“E somos a maior!” Fonte: mosaicofuracao.blogspot.com

No dia 21 de abril de 2010 aconteceu o mosaico mais importante já feito pela torcida atleticana. O jogo foi entre Atlético-PR e Palmeiras. O mosaico era simples. A situação era complicada. Na partida de ida, em uma confusão na grande área entre o zagueiro Danilo (ex-Atlético) e Manoel, o defensor alviverde cuspiu na cara do jogador atleticano e o chamou de “macaco”. Após o lance, Manoel pisou no adversário. Pela primeira vez o mosaico atleticano possuía uma causa universal por trás do espetáculo.

No dia 21/04/2010 a torcida rubro-negra pintou os rostos de preto em sinal de protesto contra a “atitudezinha” do jogador palmeirense. Fonte: mosaicofuracao.blogspot.com

O maior mosaico atleticano aconteceu em um jogo contra o Flamengo no dia 22 de setembro de 2010. O espetáculo foi feito com 22 mil painéis e ocupou todo o estádio. A partida acabou em 1 a 0 para o rubro-negro paranaense em cima do freguês carioca.

O “Caldeirão do Diabo”, literalmente. Fonte: mosaicofuracao.blogspot.com

Mariana Monteiro, a presidente da comissão de mosaicos atleticana, se emociona ao dizer sobre o espetáculo. “E na hora que você vê o resultado, que aconteceu… Que 22 mil pessoas levantaram o painel! Chegaram antes, na hora do hino e levantaram e aquilo deu certo… Cara, é uma sensação indescritível!”.

É considerado o maior mosaico do mundo o realizado no dia 22 de novembro de 2009, no Maracanã. Composto por 90 mil peças, passa o recado de que “A maior torcida do mundo faz a diferença”.

O maior mosaico do mundo. Fonte: http://comentamengo.wordpress.com/2009/11/

Não há data para o próximo mosaico atleticano. Dia 20 de abril será o próximo jogo do Atlético contra o Bahia na Arena. E no dia 24 de abril tem Atletiba. “Ô coxarada, pode esperar! A sua hora vai chegar!”

Saudações Rubro-negras!

Por André Packer- @Packer_andre

About André Packer

“Se a bola soubesse o encanto que tem, não passaria a vida rolando de pé em pé.” Armando Nogueira

2 responses »

  1. Uma pequena amostra dos 87 Anos do Maior Time do Sul do Brasil!!

    Responder
  2. O mosaico é apenas uma “amostra” da grandeza da torcida atléticana, verdadeira aliada do time nos 87 anos de história.

    Domingo vamos mostrar aos coxinhas como se torce e empurra um time pra vitória.

    ps: parker fodao

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: