Futebol em Três Acordes

Posted on

Punk: o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura. Sim, isso se trata da definição do termo inglês, mas também poderia ser a filosofia do Palmeiras em 2011, e com o excesso de analogias e metáforas vamos a entender isso.

futebol e punkrock nunca estiveram tão proximos

Nesse mundo “contracultural futebolístico”, o Sid Vicious palmeirense seria o Felipão, que sem medo da imprensa, coloca a banda à tocar de forma simplista e mais direta possível, buscando o resultado, e apenas isso, como objetivo.

Aliado a ele vem os “Ramones Palestrinos”;  Joey, Dee Dee e Jhonny , representados aqui por Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo, é por eles que tudo começa, são o tripé do sucesso, e mesmo que seja notória a deficiência técnica deles, se fazem necessário, é a calça rasgada e os rebites dos três que transmitem todo o espírito anárquico.

Já Valdívia, Marcos Assunção e Kléber possuem melhor técnica, conseguem fazer solos melhores elaborados, slaps se tornam fáceis e são aplaudidos pelo público e crítica, já não são puramente punk, eles são pop,  moicanos e botinas não são de seu costume, todos os querem para tocar em sua casas, são o Blink 182 nesse contexto.

E qual banda é importante nisso tudo e é pouco citada ? Que ajudou a desenvolver  o movimento e ninguém fala ? É a banda de Cicinho, Márcio Araújo, Patrick, Luan,  e de todo o resto do elenco. Uma banda que evoluiu seu repertório, se tornando assim mais completa e melhor, qualquer semelhança com o Black Flag não é mera coincidência.

Agora o que nos resta é saber  se o “Punk alviverde” vai tomar São Paulo e quiçá o Brasil, ou vai ser suprimido por estilos mais refinados.

Por Raphael Gierez – @RaphaelGM

About lcarvon

Estudante de jornalismo da UEPG, musico, fã de esportes e blogueiro (????)

One response »

  1. RUBENS VIEIRA BARBOSA

    O que se vê é uma sombra do passado.
    Eu, mesmo como são-paulino, admirava a chamada Segunda Academia.
    Longe dos dias de glória, esse é o Verde que vejo hoje: fosco-amarelado!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: