FIFA “anuncia” mudanças nas regras do futsal

Muitos praticantes do esporte, no entanto, ainda não sabem das alterações

A Fédération Internationale de Football Association (FIFA – Federação Internacional das Associações de Futebol, em português) anunciou alterações em regras do futsal para o ano de 2011. As novas normas foram aprovadas em setembro do ano passado e estão valendo desde 1º de janeiro deste ano.

A FIFA instituiu as novas regras com a intenção de difundir a prática de futsal pelo mundo. O diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Paraguassu Fisch, afirmou, em entrevista à revista Futsal, que o Brasil decidiu se adaptar às normas pois o país é referência mundial no esporte. “Nossos jogos são vistos em todo o mundo e, por isso, temos que nos adaptar a essas regras”, afirma. No entanto muitos praticantes do esporte ainda não sabem sobre as mudanças.

Os goleiros foram os que mais tiveram que se adaptar às novas regras. A partir de agora, quando o arqueiro efetuar o arremesso de meta, ele não pode mais receber a bola enquanto ela não toque em um adversário, mesmo que tenha passado a linha que divide a metade da quadra. Ou seja: não é mais permitido o recuo de bola para o goleiro após o mesmo recolocá-la em jogo.

Além disso, o goleiro só pode receber a bola (recuo) no campo de ataque, o que altera a utilização do goleiro-linha. A mudança quer evitar que os times usem a estratégia para “cozinhar o jogo”, como dizem na gíria do futebol. A última alteração em relação ao goleiro é que, no arremesso lateral, ele só poderá receber o passe no campo de defesa uma vez. Resumindo: o arqueiro só pode jogar com a bola nos pés no seu lado da quadra se receber um passe vindo de cobrança lateral.

Goleiros são os mais "afetados" com mudanças

Outra alteração importante é sobre o sinal que vem do cronômetro. Se um jogador chutar a bola e, durante o deslocamento, disparar o sinal do fim da partida, o árbitro deve esperar a conclusão da jogada para terminar o jogo. Se a bola entrar na meta, ou tocar no goleiro antes de ultrapassar a linha, o gol é validado. Caso contrário, o final da partida é automático. Antes disso, o disparo da sirene significava automaticamente o fim do jogo.

Outras mudanças de valor são referentes às reposições de jogo. Agora a bola não precisa estar em cima da linha para ser validado a cobrança de lateral. Segundo a FIFA, a bola pode ser reposta até 25 centímetros fora da quadra que a jogada é valida. A saída de bola do círculo central também teve mudanças: agora, para valer o gol em cobrança direta, a bola deve tocar em algum jogador adversário. A última alteração de arbitragem é a possibilidade de iniciar a partida com uma equipe – ou até duas – possuindo apenas o goleiro e dois jogadores de linha.

Por Rodrigo de Souza – @guinhosouza

Imagem: fifa.com/Foto: globoesporte.com

About these ads

About Rodrigo de Souza

Imparcialidade não é aqui, chefe.

One response »

  1. Marcilio Silveira Lima - Prof. Ed.Fisíca.

    Eu sou aqui do Mato Grosso e ja sei como aplica-lo a regra, porem os colegas aqui esta com dificuldade, porque não lê, mais ela esta bem clara, devido ter uma simulação no You Tube, ali fica bem claro. Mais o que eu me envergonho e devido eu ligar a TV, o Campeonato Paranaesse ser televisionado eles esta jogando com goleiro linha, usando regra anterior, se tem problema aplicar a regra chama eu que irei fazer uma simulação pra eles.

    Responder

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: